Igreja Matriz: a lenda do túnel

fguwehfouiwe
Fotos: Vinnicius Cremonez

Os antigos não param de contar a história de que existe um túnel que passa debaixo da Praça Guilherme Tito de Azevedo, Avenida Sete de Setembro, Rodoviária e Jardim Ana Passos, ligando a Igreja Matriz ao Colégio Estadual de São Fidélis.

Esse túnel teria sido construído pelos frades fundadores da cidade, o Frei Ângelo e Frei Vitório, para escaparem dos ataques dos Índios Puris que habitavam onde hoje fica o bairro Ipuca, e tais Índios, eram violentos.

Igreja Matriz de São Fidélis Foto Vinnicius Cremonez 3Apesar da lenda permanecer na cultura popular do município, a existência desse túnel foi desmentida varias vezes por Padres que passaram pela direção da Matriz.

Nossa equipe foi até o local onde seria o túnel, que na verdade, são catacumbas, locais feitos para enterrar os mortos, na época geralmente pessoas ligadas as irmandades religiosas que tinham o direito de serem enterradas na Igreja. As catacumbas foram usadas poucas vezes, pois nunca foi concluída a sua obra, além da enchente que abalou a Igreja Matriz e acabou aterrando o subsolo no século XVIII.

greja matriz catacumbas foto vinnicius cremonez 2Em seu livro sobre São Fidélis, o Frei Jacintho Palazzolo conta que atrás da atual gruta, havia um cemitério dividido em duas partes: uma a céu aberto e a outra coberta, tipo catacumbas, exatamente em baixo do altar mor.

Os Frades fundadores da cidade, relatavam que foram construídas trinta catacumbas no subsolo da Igreja Matriz de São Fidélis.

 

igreja matriz catacumbas foto vinnicius cremonez 1 foto do subsolo

 

 


Mais do SFn