Incêndio no Parque Estadual do Desengano é extinto após dois dias

incêndio no parque estadualApós dois dias de trabalhos, as equipes empenhadas no combate às chamas conseguiram acabar com os focos de um incêndio criminoso que atingiu uma grande área no Parque Estadual do Desengano.

O fogo, que começou em uma fazenda, atingiu a área entre a Serra do Mocotó e Poço Parado. Segundo informações do gestor do parque, Carlos Dário, o proprietário da fazenda teria colocado fogo para limpar a propriedade, mas as chamas se espalharam e afetaram a mata. O clima seco ajudou na propagação do incêndio. “Fomos informados por um morador local e o sistema de monitoramento de satélite do INEA acusou minutos antes”, disse Carlos.

Carlos contou ainda que o proprietário foi identificado, mas fugiu do local. Uma aeronave foi usada nesta terça para dar início ao combate. Dez Guarda-Parques, policiais da 3ª UPAm e oito militares do 5º GBM do Corpo de Bombeiros foram mobilizados. Uma aeronave ajudou no combate.

O Parque Estadual do Desengano é a unidade de conservação mais antiga do Estado do Rio de Janeiro, e reduto do Muriqui do Sul e da Onça-Parda, que fica entre os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena.

fogo desengano j

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress