Incêndio provocado por raio ameaça o Parque Estadual do Desengano, em S. Maria Madalena

Fogo já destruiu cerca de 20 hectares na zona de amortecimento do Parque Estadual do Desengano
Fotos: Defesa Civil / leitor

Equipes seguem trabalhando para evitar que um incêndio, provocado por um raio, chegue ao Parque Estadual do Desengano. Segundo Manon Perdomo, engenheira florestal da Defesa Civil de Santa Maria Madalena, o fogo já destruiu cerca de 20 hectares na zona de amortecimento do Parque. As chamas atingem uma área na localidade conhecida como Terras Frias.

Equipes da Defesa Civil do município, do Corpo de Bombeiros e do Instituto Estadual do Meio Ambiente, através dos guarda-parques, atuam no combate. Ainda de acordo com Manon Perdomo, o 9º GBM de Macaé foi acionado para ajudar no combate. A Defesa Civil de Madalena aguarda, para hoje, o retorno da aeronave do Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate as chamas.

continua após foto

O raio atingiu uma área de pedra no morro, provocando um incêndio que se propagou para uma área de mata densa. Esse não é o primeiro incêndio provocado por um raio este ano em Santa Maria Madalena. Só no mês de janeiro o município registrou dez incêndios florestais, sendo que quatro deles, foram provocados pelas quedas de raios.

Outro incêndio atinge uma área no distrito de Triunfo. Segundo os moradores, o incêndio começou na quinta-feira após a queda de um raio e se apagou com a chuva que caiu logo em seguida, mas as chamas voltaram após o término da chuva. As chamas atingem a mata em uma área (foto abaixo) onde o combate só é possível de helicóptero.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress