Incêndios continuam destruindo vegetações em São Fidélis

incendio 3
Fotos: Octávio Hentzy / Vinnicius Cremonez

O grande número de incêndios vem assustando os moradores e deixando os produtores e proprietários de fazendas em São Fidélis, preocupados com a situação.

A cada dia um novo foco surgi e se alastra rapidamente devido ao mato seco e o vento forte. Várias áreas grandes em pontos diferentes do município, já foram queimadas. O números de registros triplicaram em relação ao ano passado. As áreas mais atingidas estão nas regiões de Palmital, Vargem Grande e São Benedito, zona rural do município.

Segundo dados oficiais do Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis, entre janeiro a setembro de 2013, foram registrados apenas 14 incêndios em vegetação.

Já entre janeiro a setembro de 2014, o número de ocorrências triplicaram, somando 45 chamados por toda a cidade, deixando os Militares em alerta. incendio 8O número de ocorrências não para de crescer, e só nos últimos dias de outubro, o Destacamento recebeu mais de dez novos chamados, três deles, no mesmo dia. O número deve ser maior que o registrado, já que nem todo o produtor aciona o Corpo de Bombeiros, e em alguns lugares, os focos estão em lugares de difícil acesso.

Na tarde deste sábado(18) uma área às margens da RJ 158, próximo ao Parque de Exposições e ao lixão do município, foi atingida por mais um incêndio. As fotos enviadas por um de nossos leitores, mostram um homem tentado apagar as chamas com um galho de árvore, mas não consegue.

incendio 7Em uma outra foto aprece um boi em meio a área destruída pelo fogo. O proprietário informou que conseguiu tirar os outros animais que estavam no local, menos o que aparece na foto.

Durante este domingo, vários focos de incêndio atingiram as serras na localidade de São Benedito. O fogo que começou na ultima quinta-feira, já destruiu várias áreas às margens da estrada que dá acesso ao Parque Estadual do Desengano, e continua atingindo até hoje aquela região.

Hoje os focos estavam concentrados nas serras que ficam entre a Fazenda São Benedito e Fazenda São Pedro, em locais longe, alto e onde viaturas do Corpo de Bombeiros não conseguem chegar.

incendio 5

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress