Foto: Leonardo Coutinho

Inmet e CPTEC alertam para fortes chuvas em S. Fidélis, Itaperuna, Itaocara, Pádua, Cordeiro, Friburgo e região Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios neste feriado

Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios neste feriado

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre a Região Sudeste, segundo a Climatempo, deixando o tempo chuvoso no estado do Rio de Janeiro na véspera do feriado prolongado da Proclamação da República. Nesta sexta (15) o tempo permanece bastante instável, e as áreas de instabilidade são reforçadas por um sistema de baixa pressão atmosférica que se organiza sobre o mar, perto do litoral do Rio. A circulação de ventos desta área de baixa pressão vai levar muita umidade do mar para o estado do Rio alimentando as nuvens de chuva, ainda segundo a Climatempo. Devido ao risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas.

De acordo com o Inmet, pode chover de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Os avisos são válidos até o fim do dia. Já o CPTEC alerta para chuvas intensas e acumulados de chuva que podem gerar transtornos à população. Os alertas abrangem Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Bom Jesus do Itabapoana, Porciúncula, Pádua, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Macaé, São Fidélis, Duas Barras, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Friburgo, Macuco, São Sebastião do Alto e Santa Maria Madalena.

Mais do SFn