Inscrições Abertas para cursos de pós-graduação do IFF

Fotos: SF Notícias

O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com inscrições abertas para os seguintes cursos de pós-graduação lato sensu: Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias, no Campus Centro; Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território, no Campus Santo Antônio de Pádua; Literatura, Memória e Sociedade, no Campus Avançado Cambuci; e Ensino de Ciências Naturais, no Campus Cabo Frio.

Ao todo, são ofertadas 135 vagas e as inscrições serão realizadas de 04 de julho a 06 de agosto de 2017, no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br, mediante o pagamento da taxa no valor de R$45,00, e conforme as orientações do Edital N.º 123, de 03 de julho de 2017. Os candidatos que comprovarem que suas famílias recebem bolsa família poderão solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 03 a 11 de julho.

 Podem se candidatar portadores de diploma de cursos de graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério de Educação, preferencialmente nas áreas compatíveis com as dos cursos oferecidos, com exceção do curso de Ensino de Ciências Naturais, para o qual o processo seletivo está aberto apenas para os licenciados em Ciências, Química, Física, Matemática e Biologia.

 O Processo Seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, será constituído de duas etapas: Prova discursiva, no dia 20 de agosto; e Análise do Memorial Descritivo. O Resultado Final está previsto para 29 de setembro e o início das aulas em outubro.

 Os cursos de Arquitetura da Cidade: suas Demandas e Tecnologias, e Cultura, Patrimônio e Educação: Diálogos no Território são ofertados pela primeira vez no IFF. “São um grande diferencial para as regiões Norte e Noroeste Fluminense, pois não temos até o momento cursos de especialização nessas áreas, e as regiões apresentam uma grande demanda”, enfatiza Simone Vasconcelos, diretora de pós-graduação.

Para Arthur Rezende, diretor-geral do Campus Pádua, a expectativa em relação ao curso é muito positiva visto que atende a um anseio da região e a um público diferenciado, já que até então o campus ofertava cursos de nível médio técnico. A área foi definida a partir de demandas que surgiram durante diversos diálogos com a comunidade. “Há uma carência, principalmente no interior, por especialização e esta, além de ser uma oferta pública e gratuita, abrange uma área que atende a profissionais da educação, de humanidades e de cultura”, ressalta Arthur destacando ainda o fato da oferta do curso ser dentro de uma instituição tecnológica, mas que tem o princípio de formar o aluno de forma integral, enquanto cidadão. “Com este curso a gente abrange uma outra vertente dos Institutos Federais que é contribuir com os arranjos social e cultural, além da intervenção do território: o projeto final dos estudantes será intervir de alguma forma no espaço, colaborando para o desenvolvimento regional e local”, destaca.

Já o curso Ensino de Ciências Naturais será ofertado pela terceira vez no Campus Cabo Frio e o curso Literatura, Memória e Sociedade, que já acontece no Campus Centro, agora passa a ser oferecido pela primeira vez no Campus Cambuci, “proporcionando a continuidade dos estudos para a comunidade local”, destaca Simone, acrescentando que “é o IFF levando novas possibilidades de conhecimento de qualidade e gratuito, gerando profissionais qualificados nas diversas regiões onde se encontra”, finaliza.

 Todas as informações estão disponíveis em www.selecoes.iff.edu.br.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress