Inscrições abertas para Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

Podem se inscrever candidatos com idade entre 17 e 23 anos, de ambos os sexos, que tenham concluído o curso de ensino médio
Fotos: Divulgação

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, lançou edital de processo seletivo para ingresso na Escola de Formação do Oficiais para 2020 (EFOMM). A formação será no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) no Rio de Janeiro, e no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém – PA.

O processo seletivo não é um concurso, e apenas destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 180 vagas, sendo 100 vagas para o (CIAGA), no Rio, e 80 no CIABA.

De acordo com o edital, podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, que tenham concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente, até 27 de janeiro de 2020, e que tenham idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020. As inscrições podem ser feitas através do site www.marinha.mil.br/ciaga até 16 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 68,00.

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres. Eles receberam remuneração  mensal durante o período em que estiver matriculado, alimentação e alojamento durante o período acadêmico e o estágio de instrução, assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa durante o período acadêmico e o estágio de instrução e uniformes.

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. Confira o edital com mais informações AQUI.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress