Inscrições para festivais de Poesia Falada seguem abertas, em São Fidélis

Festival Aberto de Poesia Falada terá premiação em dinheiro; Já no Festival Estudantil, os alunos serão premiados com notebooks, smartphone ou leitores digitais de livros
Foto: Reprodução/ Prefeitura de São Fidélis

Os poetas de São Fidélis, região e de outros estados que desejam participar da 10ª edição do Festival Aberto de Poesia Falada devem ficar atentos ao prazo de inscrição. Os interessados têm até o dia 23 deste mês para enviar seus trabalhos à Secretaria de Cultura, pelos Correios. Podem participar poetas brasileiros residentes ou não no país, com idade mínima de 16 anos. O 10º Festival Aberto de Poesia Falada tem por finalidade valorizar os poetas fidelenses e promover o intercâmbio e entrosamento entre poetas da região e do país, reunindo pessoas de idades variadas. Serão classificados os 35 melhores poemas – com modalidade e temas livres – de cada autor por parte da banca examinadora.

No dia 4 de outubro serão selecionados os 15 melhores poemas, com seus respectivos intérpretes, para a grande final, que será no dia 5 de outubro, na Biblioteca Municipal. Na data serão selecionados os três primeiros poemas colocados, o melhor intérprete e a menção honrosa de interpretação. Além do troféu, os participantes receberão uma premiação em dinheiro que varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil, conforme consta no edital (Confira AQUI).

Já para o V Festival Estudantil de Poesia Falada podem se inscrever os alunos das redes de ensino fidelenses que estejam cursando o 6º, 7º, 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental II e os alunos que estiverem cursando o 1º, 2º, 3º ou 4º anos do Ensino Médio. Estes podem se inscrever até às 17h do dia 23, diretamente na Secretaria. O endereço para envio/inscrições é: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – “Cidade Poema” – Praça Guilherme Tito de Azevedo, 135 – Centro – CEP: 28400-000 – São Fidélis – RJ.

A modalidade e tema também são livres, mas não serão consideradas inscrições de trovas. É obrigatória a inscrição de um poema inédito, isto é, que não tenha sido classificado em edições anteriores deste festival, com título e escrito em Língua Portuguesa. Cada concorrente poderá enviar no máximo três trabalhos, conforme especificações do edital (Veja AQUI).

A primeira seleção será realizada no dia 26 de agosto às 17h, onde serão classificados 20 poemas, aqueles considerados os melhores trabalhos, ou seja, os trabalhos que obtiverem maior pontuação de acordo com avaliação da banca examinadora, que será nomeada através de portaria específica da Secretaria de Cultura. Já no dia 2 de outubro, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, serão selecionadas as três poesias com maiores notas, o melhor intérprete e a menção honrosa de interpretação, que serão premiados respectivamente com um notebook + troféu (1º); um smartphone + troféu (2º); um leitor digital de livros + troféu (3º); um notebook + troféu; e um leitor digital de livros + troféu.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress