Inverno começa nesta sexta: pouca chuva e temperaturas acima da média

Segundo a Climatempo, serão poucos dias com frio intenso e o que vai predominar é a sensação de outono, com tardes relativamente quentes e noites amenas

O fenômeno El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019 e sua influência ainda será sentida nos meses de inverno, segundo a Climatempo. A estação começa oficialmente nesta sexta-feira (21/06) às 12h54, pelo horário de Brasília. Um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil, informa a Climatempo.

Com isso, haverá poucas incursões de ar frio pelo interior do país, e teremos poucos dias com frio intenso. As temperaturas devem ficar acima da média, e o clima de outono – mais quente pela tarde e noites mais amenas – deve predominar. Ainda segundo a Climatempo, de todos os meses do inverno, julho será o mês com maior chance de sequências de 4 a 7 dias realmente frios no centro-sul do Brasil. Durante o próximo mês devem passar 2 grandes frentes frias sobre o Brasil, com massas de ar frio fortes e que devem conseguir avançar pelo interior do país.

Já de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o inverno na Região Sudeste indica que as chuvas devem permanecer dentro a ligeiramente acima da média, podendo haver declínio acentuado de temperatura em locais mais elevados, devido à passagem de massas de ar frio mais continentais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress