Itaocarense que mora em Aperibé faz rifa e ‘vaquinha’ para disputar a Maratona de Boston

Vanesa começou a correr após seu único irmão ser diagnosticado com câncer: "Mesmo ele não estando mais aqui é dele que vem a minha força para continuar"
Fotos: Arquivo Pessoal

A história da Vanesa Bastos – natural de Itaocara – com a corrida começou há três anos como uma válvula de escape. Seu único irmão, de apenas 29 anos, havia sido diagnosticado com câncer no intestino, o que a deixou muito abalada.

“Descontei minha dor na corrida, mas meses depois o câncer dele se deslocou para o peritônio, daí não teve mais jeito. Ficamos três meses com ele em casa no paliativo, sabendo que ele poderia morrer a qualquer momento” – relatou a atleta, que mora há 15 anos na cidade de Aperibé.

A promessa de levar a corrida a sério partiu de uma conversa com o irmão. “Ele disse que teria muito orgulho de mim se fizesse isso, então hoje faço por ele. Mesmo ele não estando mais aqui, é dele que vem a minha força para continuar porque não é fácil ser um atleta amador, pois tenho que conciliar meus treinos com minhas filhas, casa e trabalho” – afirmou.

Vanessa já participou de várias provas locais e duas meias maratonas no Rio. A prova mais recente foi a Meia Maratona Internacional do Rio, a maior do Brasil, a qual ela concluiu com 3h30, ficando em terceiro em sua faixa etária e 27º no geral. 

Com a classificação, ela atingiu o índice para participar da Maratona de Boston, umas das corridas mais exigentes do mundo, que exige a comprovação de um tempo oficial de respeito, ter concluído abaixo de 3h35min os 42 quilômetros para as mulheres da idade dela.

“Fiz minha inscrição e passei por uma seleção entre os demais candidatos e consegui ser selecionada. Achava impossível, mas consegui. Boston é a única maratona que é imposta índice para participar” – conta. Mas, para voar até Boston, a capital e cidade mais populosa do estado norte-americano de Massachusetts, ela precisa de ajuda.

Amigos organizaram uma vaquinha online, onde qualquer um pode doar a quantia que desejar. Também está sendo vendida uma rifa de um tênis à escolha do sorteado, de até R$ 500,00. O valor da rifa é de R$ 20,00, os interessados em comprar podem entrar em contato pelos números (22) 9-9751-2559 ou 9-99439172.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress