Jovem de Miracema diagnosticado com leucemia procura doador de medula óssea

Prefeitura, UERJ e voluntários vão promover uma coleta de sangue de candidatos neste fim de semana
Fotos: Reprodução/ Fan F1

O jovem Henrique Proença, de Miracema, que luta contra a leucemia está em busca de um doador compatível de medula óssea. Para ajudá-lo, a Prefeitura da cidade, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e dezenas de voluntários vão promover uma coleta de sangue de candidatos neste fim de semana.

A previsão é de que sejam realizadas duas mil coletas. Os interessados em ajudar podem se dirigir à sede social do Clube XV, na Avenida Deputado Luís Fernando Linhares, nº144, em Miracema, nesta sexta e sábado, das 8h30 às 16h30.

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar medula óssea. As amostras de sangue que serão coletadas determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress