Leite de amêndoas e seus benefícios

leite-sem-lactose-leite-de-amendoa
Fotos: Reprodução.

Uma das características principais do leite de amêndoas é que não possui glúten, lactose, nem colesterol. No entanto, tem a mesma consistência que o leite de vaca, por isso pode ser utilizado da mesma forma. Junto a isto, o leite de amêndoas tem um alto conteúdo de vitamina E, que é um antioxidante natural que ajuda a prevenir o câncer e a atrasar os processos de envelhecimento e ele auxilia para perda de peso. Também fornece vitaminas D e A, proteínas, ômega 6, zinco, cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Seu baixo conteúdo calórico o torna ideal para todas as pessoas que desejam perder peso. Simplesmente substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas na dieta pode ter resultados muito eficazes na redução de peso. Além disso, é fácil incluí-lo na dieta por sua similaridade em aspecto e propriedades organolépticas com o leite de vaca.

Consumir leite de amêndoas ajuda às pessoas com níveis altos de colesterol e triglicerídeos. Melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL). Em comparação, reduz ao dobro os níveis de colesterol em relação ao consumo de azeite de oliva. Além do mais, fortalece o coração. Favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos. O leite de amêndoas é fácil de digerir e é recomendado para todos os intolerantes à lactose, pois ajuda a tornar a digestão o menos pesada possível. É recomendado para tratar as diarréias e os vômitos, já que estes reduzem os níveis de potássio.

O leite de amêndoas, por ter um alto nível de potássio, ajuda a recuperar o mineral perdido por doenças. A fibra do leite de amêndoas protege a parede dos intestinos. Em numerosos casos, as pessoas que padecem de gastrite ou problemas gastrointestinais mudam sua dieta e adicionam o leite de amêndoas porque ele regula suas funções. A vitamina B2 presente no leite de amêndoas ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo e deixa a pele com uma melhor hidratação.

BEBÊS PODEM CONSUMIR?

amendoa-beneficios-167168067_1O leite de amêndoas não é uma fonte adequada de nutrição para o bebê. Se o leite materno ou a fórmula forem substituídos pelo leite de amêndoas, o bebê sofrerá de desnutrição e provavelmente desenvolverá complicações de saúde a vida toda. Bebês que bebem leite de amêndoas desenvolvem a doença autoimune da tireóide. A concentração dos produtos químicos geradores de bócio, em relação ao corpo de um bebê, é muito maior quando consumidos por um adulto. Por isso, inclusive com moderação, os alimentos como o leite de amêndoas devem ser evitados durante a infância.

E para finalizar o leite de amêndoa tem suas desvantagens. Umas das desvantagens mais evidentes do leite de amêndoas é que possui uma porcentagem muito alta de açúcares. Mesmo que o leite de amêndoas não contenha açúcar naturalmente, a maioria dos fabricantes a adiciona para melhorar o sabor. A maioria das opções que existem atualmente no mercado possui ao redor de 20 gramas de açúcar por porção. Felizmente, agora existem marcas de leite de amêndoas sem açúcar no mercado que contem menos de 1 grama de carboidratos por porção. Por esta razão, recomenda-se novamente revisar o rótulo para tirar as dúvidas.

DEIXO UMA DICA LEGAL PARA FAZER SEU PRÓPRIO LEITE DE AMÊNDOA:

É recomendado preparar seu próprio leite de amêndoas. O leite de amêndoas é muito simples de ser preparado.

Ingredientes:

1 xícara de chá de amêndoas cruas,

3 xícaras chá de água,

Sal e açúcar a gosto.

Siga os passos a seguir:

Ponha à xícara de amêndoas cruas de molho toda a noite, ou no mínimo oito horas. Depois, escorra as amêndoas e limpe-as com água fresca. Coloque as amêndoas e as três xícaras de água no liquidificador. Bata tudo por uns 10 minutos. É importante alternar a velocidade do liquidificador no processo. Por exemplo: 2 minutos na velocidade mais suave, depois 3 minutos com a velocidade mais alta e desta maneira sucessivamente.

Finalmente, quando a mistura se converter em um líquido branco, pode colocar, se preferir, açúcar ou mel para adoçar e uma pitada de sal. Depois, coe o conteúdo do liquidificador com um coador de ferro para se assegurar de obter o leite sem nenhum resíduo. E está pronto o seu leite de amêndoas!

A chave para fazer um bom leite de amêndoas é verificar que a cor seja branca e a textura similar à do leite de vaca. Você pode consumi-lo com cereais ou café, puro ou mesmo pode utilizá-lo como ingrediente para algumas receitas muito nutritivas e deliciosas.

GIZELE ANDRADE PIRES

NUTRICIONISTA

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress