trem 18

Linha férrea deve ser reativada entre São Fidélis e Campos

trem estação 2
Fotos: Vinnicius Cremonez – arquivo

Ao longo do ano passado o SFnotícias publicou uma série de reportagens falando sobre o abandono e a desativação da linha férrea em nossa região. Mas uma notícia pode mudar o rumo da história, pelos menos no trecho entre São Fidélis e Campos.

Em setembro do ano passado já havíamos divulgado que a Prefeitura de Campos pretende reativar a linha férrea para o transporte de passageiros no município, e nos finais de semana, como atração turística no trecho da RJ 158, entre o município campista e São Fidélis. A intenção do projeto é usar a linha férrea entre os dois municípios, e o trecho da Avenida Carmem Carneiro, no distrito de Guarus, em Campos.

Também havia sido divulgado que a Companhia Vale do Rio Doce, responsável pela linha férrea na região através da Ferrovia Centro Atlântica, cedeu quatro locomotivas para passageiros e duas com restaurantes. Essa semana o Jornal o Diário de Campos divulgou que que até o mês de março deste ano estarão chegando a Campos as primeiras locomotivas para passageiros que passarão a fazer trajeto entre os dois municípios.

O jornal também divulgou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai autorizar a operação e a Concessionária VLI, será a responsável pela reforma do trecho. Já a prefeitura de Campos será responsável pela contratação de uma empresa que irá operar no trecho.

trem 3

SFn

2 comentários

  1. Luiz Claudio Vieira Lopes

    Será que esses carros e locomotivas são os antigos que atendiam a EFVM e a EFC?
    Porque renovaram as duas frotas e não desfizeram dos veículos.
    Seria uma ótima destinação, ao invés do sucateamento e corte!

  2. Luiz Claudio Vieira Lopes

    E já que a FCA pertence à Vale, a empresa deveria reativar o Trem das Serras Capixabas, recentemente extinto pela Serra Verde Express.
    Seria uma forma de pagar um mínimo pelo crime ambiental que a Samarco cometeu no ES e em MG.
    O passeio deveria sair de Vitória/Vila Velha (Argolas, que necessita de restauração urgente!) e ir até Matilde, restaurada há cerca de dois anos.
    Carros e locomotivas não faltarão, com a recente renovação das frotas da EFVM e da EFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *