quarta-feira , 7 dezembro 2016
macaco-itaocara

Macaco aparece no centro de Itaocara e vira atração na cidade

 

Um  macaco da espécie bugio está atraindo a atenção de moradores de Itaocara desde a semana passada. O animal já subiu em postes e árvores de diversos pontos da cidade, mas atualmente permanece em uma mangueira próxima a Delegacia Legal, no centro do município.

Moradores chegaram a colocar bananas nos galhos da árvore para que o primata se alimentasse. De acordo com o gestor do Parque Estadual do Desengano, Carlos Dário, essa espécie vive em grupos, e o bugio que está atraindo olhares da população pode ter sido expulso de um.

Segundo o gestor, o animal aparenta ser um macho jovem e assim que for capturado pelos policiais ambientais será levado para o Parque do Desengano, onde passará por uma avaliação e lhe será dada a destinação correta.

wertyuiopkpop
Fotos: ItaocaraRj.com.br / Vídeo : Folha Itaocarense

Sobre a migração do animal para o meio urbano, Dário conclui que a espécie ainda existe pela região e que o homem está invadindo cada vez mais o espaço da natureza, destruindo o habitat dos animais.

A espécie bugio está entre os maiores primatas neotropicais, podendo atingir até 9 kg de peso e até 75cm de comprimento. Vive em bandos de três a doze indivíduos, de ambos os sexos e várias idades, chefiados por um macho adulto. Pouco se sabe sobre seu tempo de vida pois os bugios não se adaptam bem ao cativeiro.

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *