Mais de 23 mil veículos já foram vistoriados em operações do Detran nas vias do RJ

Operações contam com câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres

A operação Detran Seguro já vistoriou mais de 23 mil veículos nesse mês de atuação. Com a ajuda das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres, a ação não causou transtorno à população. Isso porque, após a identificação da placa pela câmera OCR, automaticamente era realizada uma checagem na base de dados do Detran e somente os veículos com problema eram parados. No período, 947 autos de infração foram aplicados em 2.427 veículos parados para verificação. Foram 46 operações realizadas no Estado. Do total, 330 veículos não podiam prosseguir circulando e por isso foram removidos. Somente 29 precisaram retornar aos postos do Detran para comprovar o cumprimento da exigência.

“Provamos que uma ação bem pensada só agrega valor para a população. Por isso, as manifestações de temor ocorridas antes desapareceram. Foi um mês tranquilo, sem qualquer problema no trânsito, tanto na capital, quanto nas outras cidades, mesmo com fiscalização minuciosa. O benefício foi percebido pela população. Todos querem qualidade no trânsito. Afinal, trânsito seguro também é qualidade de vida”, disse o presidente do Detran Luiz Carlos das Neves.

“Todas as nossas ações foram bastante diligentes. Nossos agentes foram treinados para a abordagem ser cuidadosa. Além disso, o fato de parar os veículos após a verificação da câmera OCR, traz mais agilidade ao serviço. O cidadão se sente atendido”, explicou o vice-presidente Marcelo Bertolucci.

A maioria das multas aplicadas foi por falta de licenciamento dos veículos (256) e má conservação (116). A ação Detran Seguro visitou quinze municípios, além do Rio. Na capital, a operação foi realizada em onze bairros.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress