Mais de 800 mil eleitores, sendo 15 mil em São Fidélis, precisam fazer a biometria este ano

Em nossa região o cadastramento biométrico deve ser feito em Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Itaocara, Italva, Macuco, Miracema, São Fidélis e Santa Maria Madalena

No estado do Rio, 18 municípios estão realizando o cadastramento biométrico obrigatório (revisão eleitoral). Nessas cidades, 452.051 eleitores (47,8% do eleitorado local) ainda não fizeram o procedimento. Quem não comparecer ao cartório eleitoral para realizar a biometria até o final do prazo terá o título cancelado, ficando impedido de votar nas eleições municipais de 2020. A lista das cidades com o prazo do procedimento obrigatório e os eleitorados total e biometrizado pode ser consultada na tabela abaixo.

Um dos principais projetos da gestão do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Carlos Santos de Oliveira, o cadastramento biométrico obrigatório significa mais segurança ao processo eleitoral. “A biometria evita fraudes, uma vez que as digitais são únicas, tornando impossível o eleitor se inscrever mais de uma vez, assim como votar no lugar de outro”, explicou. “Os dados do cadastro ficam tão confiáveis que serão o embrião do Documento Nacional de Identidade”, complementou o presidente.

A partir de agosto, a obrigatoriedade será estendida a outras 17 localidades, onde 386.045 eleitores (52,64% do eleitorado local) precisam fazer a biometria. No momento do atendimento, é preciso levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Estão dispensados de realizar o procedimento os eleitores que tiveram a biometria validada nas urnas nas últimas eleições, graças à importação dos dados biométricos do Detran-RJ para o cadastro da Justiça Eleitoral. O mesmo vale para aqueles que já fizeram a coleta biométrica na Justiça Eleitoral.

Uma ferramenta de consulta está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Em caso positivo, ele deve agendar o atendimento pelo próprio site do TRE-RJ ou pelo telefone (21) 3436-9000. De qualquer forma, os eleitores de todo o estado que ainda não possuem as digitais cadastradas na Justiça Eleitoral podem fazer o procedimento desde já, evitando filas no futuro. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress