Mais de três mil novas árvores estão crescendo em São Fidélis

horto municipal
Fotos: Matheus Almeida

Mais de três mil novas árvores estão crescendo em algum ponto de São Fidélis. As mudas foram distribuídas entre os meses de outubro do ano passado e maio deste ano.

Segundo Moyses Andrade Silva, coordenador de visão da secretaria de agricultura de São Fidélis, a procura está crescendo a cada dia, e o movimento já aumento em 50%, e 80% da população que vai até o Horto Municipal na Vila dos Coroados, procuram por mudas de árvores frutíferas, mas alguns também procuram por nativas.

De acordo com Moyses, antes apenas idosos e horto municipal 2moradores do interior procuravam as mudas, mas agora tem sido diferente, é até crianças, estão indo junto com seus pais, procurar as mudas. Moyses acredita que muito desse aumento se deve ao crescimento da conscientização que o povo está tendo em relação ao meio ambiente. “Termos muitas dificuldades em relação ao recursos em que usamos, e aceitamos a doação de sementes”, disse.

A muda mais procurada é de Moringa, devido o uso da planta pelos médicos cubanos, que estão receitando para pacientes, e em muitos dos casos, está surtindo efeito. Ela se trata de uma árvore medicinal, pois é rica em vitaminas. Quem tiver em interesse nas mudas, deve se deslocar até o horto que funciona das 7h da manhã até às 13h, de segunda à sexta.

A árvore da moringa pode ser usada para curar no mínimo 300 doenças e estão ser comprovados pelas medicinas de muitos países, da Europa, América do Sul e América do Norte .

Em muitas escolas publicas brasileiras a folha da Moringa, já faz parte da alimentação escolar.Moringa é também usada para equilibrar os níveis de açúcar, por isso é útil na luta contra o diabetes. Auxilia o sistema imunológico, ativa as defesas naturais do organismo contra doenças.Como é um estimulante da imunidade, a Moringa é recomendada para pacientes com HIV. Bons resultados têm sido vistos em muitos países africanos.


Mais do SFn