segunda-feira , 18 dezembro 2017

Menor sapo do Brasil é encontrado em Itaperuna Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, e vivem em lugares úmidos de mata fechada.

Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, e vivem em lugares úmidos de mata fechada.

Fotos: divulgação

O menor sapo do Brasil, sendo o segundo do mundo, foi encontrado em uma área de mata fechada, nesta semana, por moradores da localidade do Avaí, em Itaperuna. O animal foi encontrado por moradores da local que chamaram a equipe da Secretaria do Ambiente para analisar a espécie.

De acordo com a bióloga da secretaria, Maria Inês Tederich, a espécie Brachycephalus didactylus, mais conhecida como sapo-pulga, está ameaçada de extinção, e o local onde foi encontrada é adequado para sua sobrevivência.

“Esta espécie é um indicador de qualidade do local, pois não precisa de água, mas de lugares úmidos, ou seja, mata fechada com muita sombra”, disse.

Segundo o site “Ranking Brasil”, essa espécie mede entre sete e 10 milímetros de comprimento e foi identificada anteriormente apenas na Mata Atlântica carioca. Em 2012 foi visto pela primeira vez no Estado do Espírito Santo, na região conhecida como Serra das Torres, em Atílio Vivacqua.

“Estes bichinhos não se locomovem por longas distâncias, são avistados como se fossem manchas, um morador do chão das florestas. Possivelmente o menor animal vertebrado do Brasil”, disse Jane Oliveira, pesquisadora do IEMA.

Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular!https://goo.gl/w4WvaY.


Mais do SFn