quinta-feira , 21 setembro 2017

Mercado do produtor em Ponta Pergunta, sediou a entrega das motoniveladoras do MDA

O mercado de Ponto Pergunta, em Itaocara, sediou a cerimônia de entrega de dez máquinas  do Estado, na última sexta-feira (22). A ação, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), faz parte do cronograma do Programa de Aceleração de Desenvolvimento (PAC2), que com a entrega desses equipamentos alcança o número de mais de 12 milhões de investimentos na agricultura familiar do Rio de Janeiro.

mda-2[1]

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional,Abastecimento e Pesca (Sedrap) Felipe Peixoto, esteve presente na cerimônia ao lado do presidente da CEASA-RJ, Leonardo Brandão, do delegado do MDA no Rio de Janeiro, José Octávio Fernandes, do secretário Estadual de Agricultura, Cristino Áureo e dos demais prefeitos dos municípios contemplados.

O secretário Felipe Peixoto destacou a importância da medida para contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado.

“Ver a CEASA-RJ, que á casa do produtor cheia de agricultores é motivo de muita alegria para nós. Essas ações integradas entre as esferas dos governos contribuem com o desenvolvimento rural. Esses equipamentos são muito importantes na logística para que o produto chegue na mesa dos consumidores. Essas máquinas vão somar com o trabalho que estamos realizando na secretaria, na Ceasa e na Fiperj, já que elas vão trabalhar nas estradas vicinais, por onde nossos produtores transitam”. – disse o secretário.

mda-1[1]Este foi o terceiro lote de equipamentos doados pelo governo federal, através do PAC 2, com objetivo de ampliar e manter a trafegabilidade das estradas vicinais por onde os produtos da agricultura familiar são escoados até os centros consumidores, bem como para facilitar o deslocamento dos moradores e a circulação de bens nas comunidades rurais. As motoniveladoras são especializadas em serviços de terraplenagem; manutenção e corte de terrenos, e na construção e no reparo de estradas vicinais em zonas rurais.

 Os dez municípios selecionados para receber o maquinário são localizados nos Territórios da Cidadania do Norte e do Noroeste do RJ – regiões que somam cerca 150 mil moradores do campo. Cada município conta possui, aproximadamente, 50 mil habitantes, onde a agricultura familiar é predominante entre os produtores rurais.
O delegado do MDA-RJ, José Octávio destacou que os outros 45 municípios que se enquadram nessa lista vão receber as motoniveladoras até março do próximo ano. E também será realizada a entrega de caminhões caçambas para todos os 55 municípios.
O evento contou com a presença de prefeitos e representantes dos municípios de Cambuci, Carapebus, Cardoso Moreira, Itaocara, Porciúncula, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São José de Ubá
Fonte: Ascom

Mais do SFn

SFn