folia de reis 2

Mês de Santo Reis: começou a temporada de Folia de Reis em São Fidélis

folia de reis 4
Fotos: Vinnicius Cremonez

Lá vem a folia de reis chegando com suas batidas e seu palhaço falando versos acordando toda a vizinhança. Isso é sinal de que começou a temporada de Folia de Reis. Em São Fidélis, o bairro Vila dos Coroados é onde ocorre o maior número de apresentações. Nesta última sexta e sábado, casas e bares foram visitados pelas folias durante a madrugada.

Diversas outras apresentações irão acontecer neste mês no bairro, mas os grupos preferem não divulgar a data e a hora, pois querem chegar de surpresa.

Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore; praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus).

No Brasil, a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o Dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal como tambores.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas, segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do mestre da folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

folia de reis 3

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *