segunda-feira , 25 setembro 2017

Mesomorfo, Endomorfo ou Ectomorfo: Qual o seu tipo físico?

ectomorfo2

Para atingir os objetivos mais rapidamente é fundamental saber qual o seu Tipo Físico (Biotipo) e assim selecionar exercícios e a dieta mais apropriada. Cada pessoa tem determinadas características fisiológicas e morfológicas, e por isso devem ser selecionados exercícios específicos para cada tipo físico. Dependendo do predomínio de tecido: adiposo, muscular ou de ossos. A classificação destes divide-se em: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

Nós somos, na verdade, uma mistura desses 3 tipos físicos, mas sempre existe a predominância de um deles em particular. O seu tipo físico “predominante” vai ser aquele no qual você mais vai se identificar.

Veja as descrições de cada tipo abaixo:

*MESOMORFO – O mesomorfo é o que tem mais vantagens entre os três, isso porque quem possui este tipo físico temmesomorfo maior pré-disposição para ganhar massa muscular, possuí visual atlético, boa postura e simetria. Sabe aquele seu colega de academia que não tem nem dois meses de treino e já está maior que você?  Pois é meu amigo, ele é um mesomorfo. É, sem dúvida, o melhor biotipo para “marombeiros”.

*ENDOMORFO – São os que podem ganhar gordura com mais facilidades e por isso devem estar bem atentos a dieta, esse tipo físico não consegue ter uma boa definição muscular, mais por outro lado um endomorfo tem estruturas ósseas mais largas e fortes e com isso terá uma grande vantagem no esforço para ganhar massa muscular. Endomorfos comem bastante e devem fazer bastantes aeróbicos para perder peso e dieta com baixas calorias. Ficam obesos facilmente, mas isso não quer dizer que não atinja boa hipertrofia, o que ocorre é que a musculatura fica escondida embaixo da camada adiposa.

*ECTOMORFO – Difícil de ganharem peso, tem pernas e braços grandes, pouca gordura corporal e poucos músculos. Quando treina pesado, atingem ótima definição muscular, mas com pouca massa, pois tem dificuldade de hipertrofiar.  Os exercícios aeróbicos devem ser feitos com moderação para não atrapalhar no ganho de músculos por conta do gasto calórico excessivo. Tem uma constituição física boa para esportes de resistência, demoram a cansar.

 

Lívia Pessanha

CREF: 039010-G/RJ

Graduada em Educação Física

Pós-Graduando em Musculação e Personal Trainer


Mais do SFn

SFn