Ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior estará no Porto do Açu

porto do açu novo 5
Fotos: Vinnicius Cremonez

O Porto do Açu recebe, no próximo dia 21, a visita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, do secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Vieira, e de um grupo de deputados que integram a Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal. O objetivo é conhecer o porto e as características que o tornam apto a sediar uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A visita foi agendada após reuniões realizadas em Brasília, no mês de junho.

“O Porto do Açu tem todas as condições para sediar uma ZPE. Nosso porto está operacional, localizado próximo aos maiores mercados consumidores e possui acesso logístico. A infraestrutura do porto está pronta, e agora vamos desenvolver o distrito industrial. E a ZPE é o elemento para alavancar isso”, afirmou José Magela Bernardes, presidente da Prumo, empresa que desenvolve e opera o Porto.

No encontro em Brasília, o ministro Marcos Pereira se comprometeu a acompanhar todas as fases da criação da ZPE. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da região norte fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, disse.

porto do açu novo 9Um dos diferenciais do Porto do Açu é o seu Terminal Multicargas (T-MULT), que conta com 500 metros de cais, aproximadamente 200 mil m2 de área alfandegada e 2 guindastes MHCs com capacidade de içamento de 100 toneladas e alcance de lança de 46 metros. Autorizado a operar com graneis sólidos, carga de projetos e contêineres, o terminal já movimenta bauxita produzida pela Votorantim, em Miraí (MG).

Além disso, o Porto do Açu contará com um ramal ferroviário da EF-118, que ligará o empreendimento às cidades do Rio de Janeiro e Vitória. A ferrovia, de alta capacidade, possibilitará o transporte de diversos produtos, como granéis, rochas ornamentais e grãos, entre outros.

A previsão é que a ZPE, que será a segunda do estado do Rio de Janeiro, e a primeira da região norte fluminense, esteja constituída em 18 meses. As ZPE’s são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress