Miracema participa da 17ª Semana Nacional dos Museus

Programação conta com a exposição "Miracema, dos índios Puris à Emancipação", projeto "Tradições: minha Identidade, minha Cultura" e mais
Fotos: Divulgação

O município de Miracema está participando da 17ª Semana Nacional de Museus, que será celebrada até o dia 17 de maio em todo o Brasil. Este ano o tema é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”, temporada cultural provida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ao todo, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Integrando estas atividades ao mês de aniversário do município, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizará, através do Centro Cultural Melchíades Cardoso e do Museu Histórico Municipal Ventura Lopes uma programação cultural que se estenderá até o dia 31 de maio.

Serão realizadas visitas com mediação guiada a turmas escolares e grupos em geral entre elas: dos índios Puris à emancipação, que narra fragmentos da formação histórica e política da cidade, fazendo um passeio pela memória de Miracema.

Destacam-se no circuito expositivo parte do maquinário da Fiação e Tecelagem São Martino, a principal indústria que o município já possuiu, bem como duas ambientações, uma parte do que constituiu no passado a Casa Alemã, estabelecimento comercial fundado na década de 1930, e, a sala de jantar da Fazenda Liberdade, uma das primeiras fazendas instaladas em Miracema durante a segunda metade do século XIX. 

Serão desenvolvidas duas atividades, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Tradições: minha Identidade, minha Cultura, uma exposição com trabalhos elaborados por alunos do 4º ano da rede municipal de ensino mostrando o que os mesmos identificam como tradições culturais de Miracema.

Já em parceria com o Instituto de Educação de Miracema, será realizado na unidade, o projeto “O Museu na Escola”, oferecendo aos alunos o tema “Centro Histórico de Miracema: Patrimônio e Identidade local”, que tem por objetivo formar multiplicadores do Patrimônio dentro da unidade escolar promovendo, por meio de oficinas, relações de memória e identidade cultural.

As escolas ou grupos que desejarem realizar a mediação devem agendar horário no Centro Cultural Melchíades Cardoso, localizado na Praça Ary Parreira, nº156. E-mail: [email protected]; Telefone: (22) 3852-0952.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress