Oi pessoal, tudo bem?
Você já parou para pensar que as melhores empresas aparentam ter uma direção tão sólida que nada parece detê-las? E o seu negócio? Se um cliente te pedir hoje para descrever a razão de sua empresa ou serviço existir, você saberia responder rapidamente? Se você não encontrou resposta imediata para esta pergunta, saiba que precisa definir urgentemente a missão, visão de futuro e valores de seu negócio.
Abaixo separei algumas dicas de como criar uma missão forte, visão clara e valores fundamentais para sua empresa ou negócio.
Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão deve apresentar alguns elementos básicos:
– Por que a empresa existe?
– O que a empresa faz?
– Para quem?
Exemplos:
Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta* no mundo (*e se você tem um corpo, você é um atleta)
Google: Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.
Facebook: Dar as pessoas o poder de compartilhar e fazer o mundo mais aberto e conectado.
É fácil associar estas declarações de missão acima com o que vemos na realidade, não é mesmo? É só pensar nos milhares de clubes e eventos esportivos patrocinados pela Nike, além dos atletas profissionais e de fim de semana que buscam alcançar melhor performance no seu esporte. Sem falar na revolução que o Google trouxe para o serviço de busca de conteúdos na internet, e na explosão do Facebook como rede social, mudando para sempre a forma das pessoas se conectarem.
Visão: É a descrição de onde a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). Todo empreendedor sabe que um sonho é o ponto de partida para se chegar a algum lugar melhor. Este sonho será a sua visão. Algumas considerações sobre a visão:
– O enunciado da visão deve ser simples e direto ao ponto, de modo que possa ser facilmente lembrado por colaboradores e clientes.
– Procure escrever na primeira pessoa e com linguagem simples.
– Sonhe alto e foque no sucesso.
– Pense em objetivos a serem alcançados de 5 a 10 anos.
– Inclua um sentimento de paixão e emoção.
Exemplos:
Disney: Fazer as pessoas felizes.
Microsoft: Um computador pessoal em cada casa rodando um software Microsoft.
Avon: Ser a empresa que melhor entende e satisfaz as necessidades das mulheres – globalmente.
Cacau Show: Ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo, oferecendo aos seus clientes e parceiros uma relação duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Devem ser fortes suficientes para direcionar os esforços e atitudes dos colaboradores, mesmo quando você não estiver presente.
– O enunciado de cada valor deve ser curto.
– Os valores são inegociáveis, e os mais perenes de uma empresa.
– Definem as regras do jogo;
– Esclarecer a maneira como os colaboradores devem agir individualmente, entre si e com os clientes.
Exemplos:
Coca-Cola: Liderança, Colaboração, Integridade, Responsabilidade, Paixão, Diversidade e Qualidade.
Casas Bahia: Humildade, Disciplina, Equilíbrio emocional, Garra e Determinação, e Eficiência
Cacau Show: Ética, respeito e honestidade; Compromisso com o crescimento e resultados; Prática da inovação; Incentivo e reconhecimento ao desenvolvimento individual; Cuidado consigo mesmo, com o outro e com os detalhes.
Bom, depois que você tenha a finalizado a declaração da missão, visão e valores de sua empresa, seus colaboradores e clientes terão uma ideia clara de onde você espera chegar com seu negócio. É sua responsabilidade também se guiar por sua visão e missão a cada dia e inspirar seu time a fazer o mesmo. Com o seu suporte e dedicação o alinhamento de seu time irá melhorar e os objetivos declarados em sua visão não tardarão a ser alcançados.
Bons negócios e até a próxima!