quarta-feira , 21 agosto 2019

Mitos e Verdades da Alimentação

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Atualmente existem muitos mitos sobre alimentação. O assunto é discutido em milhares de meios de comunicação, como internet, televisão, jornais e revistas, deixando as pessoas na dúvida do que realmente está correto. Baseando-se nas mais diferentes dúvidas, a seguir apresento a vocês leitores alguns mitos e verdades relacionados à alimentação.

Mito ou verdade: beber água em jejum emagrece?

MITO: A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido àsAAEC9FC67A2730713C91862E566F6_h338_w598_m2_q90_ceFlCpQyx suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais.

Mito ou verdade: comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?

o-que-comer-a-noite-para-nao-engordar-620x411MITO: É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.

 

Mito ou verdade: ficar sem comer emagrece?

MITO: Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seudestaque-288364-mi_2602759400460817 metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.

Mito ou verdade: comer banana reduz cãibra?

mulher-come-banana-600VERDADE: Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.

Mito ou verdade: abacate engorda?

MITO: O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se abacate-emagrece-faz-bem-corridaconsumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).

Mito ou verdade: beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?

mulher-tomando-sucoMITO: Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.

Mito ou verdade: consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?

VERDADE: Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de saude-molho-tomate-coracao-62852tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.

Mito ou verdade: Posso comer apenas uma barra de cereais para atingir minha necessidade diária de fibras?

abx7ltaxxen3gphgpyi0hx30vMITO: É só observar a quantidade de fibras em gramas por unidade. Em média, uma barra de cereais tem de 1 a 4g de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30g. Imagine quantas barras você teria que comer diariamente para atingir a necessidade de fibras apenas com este alimento! Portanto, a melhor maneira de atingir a recomendação é incluir mais alimentos crus nas refeições, como folhas verdes e frutas.

Mito ou verdade: Comer o dia todo engorda?

MITO: O organismo trabalha por ciclos, portanto o ideal é oferecer quantidades suficientes de energia ao organismo, de acordo com sua necessidade. O número mínimo de refeições por dia é 4, sendo, o café da comer-o-dia-todo-3manhã, o almoço, um pequeno lanche à tarde e o jantar. Se o café da manhã for muito cedo e o almoço tarde, também precisamos incluir um pequeno lanche entre estas refeições, como uma fruta, por exemplo. O importante é não ficar longos períodos em jejum, pois o metabolismo, que é a capacidade de transformar os alimentos em energia, fica mais lento e diminuído, como uma forma de defesa do organismo, e assim, além de gerar alguns prejuízos ao nosso organismo, como dor de cabeça, fraqueza e perda de peso às custas de massa muscular, a fome fica incontrolável na próxima refeição, levando ao aumento do volume, e portanto possível aumento de peso corporal.

Mito ou verdade: Chocolate DIET engorda menos?

MITO: Os chocolates dietéticos são isentos de açúcar, porém muitas vezes compensam essa ausência com uma maior quantidade de gordura, tornando-se mais calóricos do que os chocolates convencionais.

Mito ou verdade: Macarrão engorda?Macarrao-nao-Engorda

MITO: O macarrão é composto basicamente por carboidratos e quase totalmente isento de gorduras. O que normalmente engorda são os molhos adicionados a ele além do queijo ralado, por serem ricos em gordura. O macarrão com molho de tomate, que é o menos calórico, por sua vez, pode fazer parte de uma dieta para perda de peso desde que consumido com moderação.

Mito ou verdade: Pão integral engorda menos que o pão branco?

MITO: O pão integral tem a mesma quantidade de calorias que o pão branco, porém com a vantagem de apresentar um maior conteúdo de fibras, que poderão contribuir para a saciedade e o melhor funcionamento do intestino.

Mito ou verdade: Não se deve comer carne vermelha?

pontos-positivos-e-negativos-de-comer-carne-vermelhaMITO: É muito importante consumir carne regularmente, pois além de fornecer proteínas, é a maior fonte de cinco vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, B6 e B12) as quais estão relacionadas ao crescimento, à capacidade de equilíbrio, concentração e aprendizado. A carne contém ainda, importantes minerais, dos quais se destacam o ferro e o zinco, presentes em maior quantidade na carne vermelha do que na branca. A carne vermelha possui ainda uma particularidade: 50% de seu conteúdo de ferro é formado por “ferro-heme”, um mineral absorvido mais facilmente pelo organismo.

Mito ou verdade: Abacaxi queima gosdura?

MITO: Nenhum alimento queima gordura. A fama do abacaxi deve-se a presença da bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e proteínas e, portanto, favorece o processo digestivo.

Mito ou verdade: Melancia é indigesta?

20100811153534MITO: Doce, saborosa e com poucas calorias, a melancia é considerada uma fruta muito nutritiva, possuindo alto teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A idéia de que a melancia seria uma fruta indigesta vem de sua composição: as fibras insolúveis presentes na polpa têm a propriedade de aumentar os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada. Na verdade, esse processo é extremamente simples, já que grande parte da melancia é composta de água, e as fibras presentes em sua polpa atuam ainda na melhoria do funcionamento do intestino.

Mito ou verdade: Banana é muito pesado para ingerir à noite?

MITO: Saudáveis, nutritivas e saborosas, as bananas são ótimas opções para serem incorporadas a lanches e sobremesas. São as principais fontes frutíferas de potássio, fornecem boas quantidades de vitamina B6, vitamina C, folato e são convertidas rapidamente em energia no organismo. As banana-comida-afrodisiaca-03gcalorias da banana são obtidas quase que exclusivamente de frutose e amido, dois tipos de carboidratos facilmente digeridos pelo organismo. O mito de que ela não deve ser ingerida à noite lhe é atribuída por seu alto poder de saciedade promovido pelas fibras solúveis presentes em sua composição (cada banana contém em média 2g dessas fibras), não havendo nenhuma contra indicação da sua ingestão à noite.


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