Morador registra tombamento de rochas na Serra do Sapateiro em São Fidélis Segundo um morador de Ernesto Machado, foram pelo menos quatro desmoronamentos na manhã desta segunda-feira (13)

Segundo um morador de Ernesto Machado, foram pelo menos quatro desmoronamentos na manhã desta segunda-feira (13)

Um leitor do SF Notícias registrou o momento em que rochas caíram na Serra do Sapateiro, em São Fidélis, no Norte Fluminense. As imagens foram gravadas na manhã desta segunda-feira (13/01) pelo Clayton, morador de Ernesto Machado, localidade que fica de frente para a serra. Segundo ele, até o momento, foram pelo menos quatro tombamentos. “Achei que eram trovoadas. Quando olhei pra serra e aquela poeira, aí dava pra ver caindo os pedaços. Toda hora faz um barulho e cai um pedaço”, disse. O primeiro tombamento aconteceu por volta das 10h50. (continua após o vídeo)

Formação montanhosa com mais de 800 metros de altura, a Serra do Sapateiro, além de ser coberta por vegetação nativa da Mata Atlântica, refúgio de diversas espécies de animais silvestres, está ligada a história do município de São Fidélis. Conta-se que a montanha ganhou esse nome pois, durante o século XVIII, um oficial sapateiro, que acompanhava os desbravadores da região decidiu fixar moradia ao pé da serra. Ele e dois filhos teriam sido assassinados pelos índios puris, que sequestraram sua filha e a levaram para viver com eles. A história não registrou o nome do “sapateiro”, mas seu ofício batizou a serra.

Mais do SFn