Moradores da Ipuca, Penha, Barão e Parque Tinola receberão repelentes na Farmácia do SUS Esses bairros apresentaram maiores índices de infestação pelo Aedes aegypti

Esses bairros apresentaram maiores índices de infestação pelo Aedes aegypti

Como forma de prevenção à dengue, zika e chikungunya, moradores da Ipuca, Penha, Barão de Macaúbas e Parque Tinola receberão repelentes na Farmácia do SUS, em São Fidélis.

Segundo a Vigilância em Saúde, esses bairros foram os que apresentaram os números mais altos do LIRAa, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti. Para retirar o repelente o morador deve comparecer a Farmácia do SUS, na Rua Coronel João Sanches, com o comprovante de residência, cartão nacional do SUS e documento de identificação.

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste ano indicou que 994 municípios brasileiros apresentavam alto índice de infestação, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya. Na região, nenhum município apresentou alto índice, entretanto algumas cidades apresentaram índices de alerta. Entre essas cidades estava São Fidélis.

Segundo a superintendente da pasta, Hítalla Valentim, a cidade saiu de um alto e médio risco no mês de agosto de 2018, com índice de 2,4, caindo em outubro para 1,6 e diminuindo para 1,2 fevereiro deste ano. A superintendente informou ainda que a situação atual do LIRAa do município deve sair em torno de 15 dias e que o número só tende a diminuir. Até hoje foram registrados apenas 10 casos de chikungunya na cidade.


Mais do SFn