Moradores denunciam possível contaminação em córrego em distrito de Itaperuna

Fotos: Divulgação

Moradores da localidade de Córrego da Chica, do distrito de Boa Ventura, em Itaperuna, denunciaram uma possível contaminação na água que abastece as casas.

Segundo a prefeitura do município, que disponibilizou cinco caminhões pipa para o abastecimento emergencial, a água está sendo analisada por técnicos da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) em Miracema.

A bióloga e especialista em análise ambiental, Maria Inês Tederiche Micichelli, afirmou que a água apresentava aspecto ferruginoso e os moradores foram orientados a esvaziarem suas caixas d’água para serem reabastecidas.

Cerca de 50 mil litros foram utilizados no abastecimento. Uma pequena barragem também foi aberta para que a água pudesse escoar. Segundo a especialista, a presença de ferro na água pode ser consequência da composição química do solo, que se precipita em águas superficiais, como córregos e forma uma “nata” na superfície.

Esta nata aumenta quando a água fica muito tempo parada, como nos períodos menos chuvosos ou com a presença de muitos vegetais. Caso a presença do composto seja comprovada, dependendo da concentração, o tratamento é simples e pode ser feito com a aeração através de “escadas hidráulicas ou com outros compostos que reajam ao ferro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress