Moradores do Coroados fazem manifestação e reunião por ciclovia

manifestação coroados 2
Fotos: Matheus Almeida / Vinnicius Cremonez

Moradores do bairro Vila dos Coroados, um dos maiores de São Fidélis, iniciaram ontem a série de manifestações que serão feitas para reivindicar a construção de uma ciclovia na Rua Duque de Caxias, única ligação entre o Centro e o bairro.

Além do trânsito de veículos da cidade, a via também recebe tudo manifestação coroados 3tráfego de caminhões, carretas e ônibus da RJ-158, que corta o município. A manifestação foi feita onde no último dia 16, uma moradora do bairro morreu ao ser atingida por um caminhão da Prefeitura de São Fidélis.

Nazaré Aparecida Klein, de 44 anos, seguia em uma bicicleta para o Centro da cidade, quando foi atingida pelo caminhão. Ela havia acabado de deixa uma de suas filhas na creche.

Com uma faixa estendida e com bicicletas, o grupo de moradores fechou a rua por um pouco mais de 20 minutos, provocando um grande congestionamento, já que a manifestação ocorreu em horário de grande movimentação de veículos e ônibus universitários. Duas das três filhas de Nazaré, participaram do ato.

Reunião:

manifestação coroados 5Já na parte da noite, uma reunião foi realizada no Clube de Passarinheiros ro bairro. Lá, os moradores discutiram os próximos passos que serão dados na reivindicação da ciclovia, algo que foi prometido durante a campanha eleitora do atual prefeito, além de buscar soluções para melhorias no bairro.

manifestação coroados 6Segundo a presidente da Associação Cultural, Nelzimar Lacerda, o projeto da ciclovia foi aprovado e uma empresa chegou a ganhar a licitação. Os moradores pretendem reativar a Associação de Moradores no bairro, que está desativada desde 2009.

Uma nova manifestação está marcada para o próximo dia 15, terça-feira, às 17h30, no mesmo local do acidente onde Nazaré Morreu. As autoridades políticas e o próprio prefeito foram convidados para a reunião, mas eles não compareceram.

“É o momento de se unir pra buscar e conseguir aquilo que nossa comunidade precisa. A população precisa comparecer, precisa chegar junto, soma força. Estamos saturados de ver famílias sendo destruídas por imprudências no trânsito, e a ciclovia é a solução”, disse o comerciante Djalma Neto.

manifestação coroados 8

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress