segunda-feira , 23 Abril 2018

Moradores e turistas se unem e salvam baleia encalhada em praia da Região dos Lagos A baleia jubarte de aproximadamente quatro metros e sete toneladas encalhou na Praia Grande no início da noite deste sábado (21)

A baleia jubarte de aproximadamente quatro metros e sete toneladas encalhou na Praia Grande no início da noite deste sábado (21)

Fotos: Marcelo de Lima

Um mutirão que envolveu cerca de 30 pessoas conseguiu, por volta das 15h deste domingo (22), devolver ao mar uma baleia da espécie jubarte que encalhou na noite de sábado (21/10) na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense. A operação para a liberação do animal, de cerca de 7 metros de comprimento e peso estimado em 4 toneladas, começou na manhã de hoje.

Segundo informação do Corpo de Bombeiros, a operação envolveu agentes da corporação, da Guarda Marítima Ambiental e da Defesa Civil, além de biólogos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O mutirão contou com a ajuda de uma retroescavadeira, para cavar um buraco na areia, a fim de que a baleia continuasse a receber água do mar. Um cinturão foi formado para afastar os banhistas do local, até o fim da operação.

Na última semana de agosto deste ano, três baleias jovens da espécie jubarte, de cerca de 1 ano de vida, encalharam em três pontos diferentes do litoral fluminense. A primeira delas foi na Praia Rasa, em Búzios, na Região dos Lagos, a segunda na Baía de Sepetiba, na zona oeste do Rio, e a terceira na Praia do Sul, na Ilha Grande, no litoral sul do estado.


Mais do SFn