Foto: Arquivo

Municípios têm até 10 de dezembro para implementar prontuários eletrônicos

SUS SF
Fotos: SF Notícias

O Ministério da Saúde informou, em outubro, que as Unidades Básicas de Saúde têm até o dia 10 de dezembro para adotar o prontuário médico eletrônico. A plataforma digital permite que todos os serviços de saúde do município possam acompanhar o histórico, dados e resultado de exames dos pacientes, além de verificar a disponibilidade de medicamentos.

Nos Estados Unidos, país onde os prontuários começaram a surgir nos anos 60, o Governo Federal local criou uma lei de incentivo aos prontuários eletrônicos entre 2009 e 2010, e os resultados têm sido efetivos. De acordo com a consultoria HealthIT, em 2014 cerca de 83% dos médicos usaram algum tipo de prontuário médico eletrônico no país. No Brasil, especialistas acreditam que o prazo estipulado pelo governo brasileiro está além do possível.

Atualmente, mais de 75% das unidades básicas de saúde do Brasil ainda registram o histórico do paciente em papel, e a questão vai além dos sistemas eletrônicos. No primeiro momento, as UBS deverão ter computadores e internet à disposição. Além das questões de infraestrutura, o treinamento dos usuários dos prontuários é outro ponto delicado da medida.


Mais do SFn