“Mutirão Partiu Cordeiro” percorre bairros com ações contra o Aedes Aegypti

Objetivo é combater focos do mosquito; Ação contou ainda com uma retroescavadeira e dois caminhões que retiraram toneladas de lixo e entulhos
Fotos: Cícero Marra

A Secreteria de Saúde de Cordeiro está aumentando o cerco contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Além do trabalho de visitação constante dos agentes de endemias às residências em todos os bairros, no último sábado (15) foi realizado o movimento ‘Mutirão Partiu Cordeiro’.

O objetivo é combater os focos do mosquito e a ação envolveu profissionais de saúde e demais servidores da Administração Municipal. Foram repassadas informações sobre as doenças, além de mostrar que é obrigação de todos os moradores lutar para evitar que haja epidemias como ocorreu há alguns anos.

A primeira etapa ocorreu em todo o bairro Boavista e parte do Rodolfo Gonçalves. Os critérios usados para a varredura obedeceram ao número de focos encontrados pelos agentes em suas visitações periódicas. Foram alvo do trabalho em ambos os bairros, as ruas Alta Rocha, José Linhares, Projetada, Jacinto da Rosa Pinheiro e Antônio Gonçalves Ribeiro, entre outras. 

O mutirão contou ainda com o suporte de uma retroescavadeira e dois caminhões das secretarias de Obras, Agricultura e Serviços Públicos, que retiraram toneladas de lixo orgânico e entulhos. Restos de obras, móveis e utensílios usados de todos os tipos foram encontrados descartados de forma errada em ruas e terrenos.

A Secretaria de Saúde ainda promoveu serviços de educação em saúde, com a distribuição de panfletos, contando com a colaboração do secretário de Cultura, Zica Medeiros, caracterizado de mosquito da dengue. Também foram oferecidos aos moradores vacinação contra Febre Amarela, Testes Rápidos, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, lições de Higiene Bucal com dentista, Aferição de Glicemia Capilar e Pressão Arterial. O próximo ‘Mutirão Partiu Cordeiro’ será realizado em janeiro, no bairro Sumaré.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress