Nova Friburgo participa de encontro de gestores públicos

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Fotos: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.

No último dia 14, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo participou do encontro de gestores públicos “Menos Burocracia Mais Desenvolvimento”, organizado pelo SEBRAE. O encontro, que aconteceu em Cantagalo, teve como objetivo trabalhar em duas frentes: a fomentação da atividade comercial local – investindo nos microempreendedores – e a desburocratização da máquina pública. Representante de Friburgo, o Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueker, aprovou a iniciativa, ressaltando que o momento foi oportuno para trocar experiências, e ver os obstáculos e as melhores práticas para se implantar o programa.

Uma das ideias na área do investimento em microempreendedores, referente à Lei 147/2014, é que as prefeituras possam atuar comprando das empresas pequenas e individuais locais, fazendo a renda ficar dentro dos próprios municípios, estimulando assim o comércio interno. Outro assunto focado é a diminuição drástica do tempo médio que uma empresa demora para se regularizar, algo em torno de 80 a 90 dias. A Prefeitura de Nova Friburgo pretende implantar um espaço designado “Sala do Empreendedor”, que serve justamente para o empreendedor passar em um setor da prefeitura, sem precisar ficar percorrendo outras secretarias. O processo poderá ser feito de maneira virtual, com todas as secretarias trabalhando concomitantemente e respondendo no menor prazo possível, tornando mais ágil a atividade de negócios de desenvolvimento econômico local.

De Friburgo, foi enviada para a primeira fase da capacitação uma equipe de pessoas chaves dos setores de Compras, Licitações e Legalização de Alvarás para a primeira fase da capacitação. Também fizeram parte do treinamento representantes das secretarias de Defesa Civil, Obras, Meio Ambiente, Fazenda, Administração, Vigilância Sanitária, Procuradoria, Controle Interno e Comunicação Social. A segunda fase da capacitação está marcada para 28 e 30 de abril, com um dia voltado para a equipe de compras, e o outro para a equipe da desburocratização. Também está prevista uma terceira etapa, em maio, para se desenhar o fluxo atual dos processos de legalização de empresas, e estipular qual será o fluxo ideal na implementação da “Sala do Empreendedor”.

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