quarta-feira , 18 julho 2018

Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia e Campos são cidades que mais registraram alagamentos no verão Dados da Defesa Civil divulgados nesta semana fornecem panorama de ameaças que atingiram o RJ no verão

Dados da Defesa Civil divulgados nesta semana fornecem panorama de ameaças que atingiram o RJ no verão

Fotos: Reprodução

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) divulgou um balanço com as principais ocorrências dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro durante o verão. O objetivo da compilação dos dados é ter um panorama de ameaças que atingiram as cidades como deslizamentos, desabamentos, inundações, enxurradas, entre outros.

No relatório consta ainda o número de vistorias solicitadas para riscos geológicos e decretação de situações de emergência. As informações foram reunidas pelos coordenadores municipais de Defesa Civil e abrangem o período de dezembro de 2017 a março de 2018.

Entre os campeões de registros de deslizamentos estão capital (316), Petrópolis (277) e Cachoeiras de Macacu (107). No quesito alagamento, Nova Iguaçu contabilizou um total de 75 ocorrências, seguido de São Pedro d`Aldeia (52) e Campos dos Goytacazes (50).

Fotos: Roer Petrópolis

Itaperuna, São João da Barra, Valença, Itatiaia, Barra do Piraí, Sumidouro, entre outros, estão na lista dos municípios que tiveram situação de emergência decretada.

O balanço, mostra também as atividades dos agentes da Defesa Civil Estadual no que diz respeito a quesitos como apoio em eventos na prevenção e preparação; comunicação de riscos de desastres às agências municipais de Defesa Civil; realização de exercícios simulados; mobilização de recursos humanos, apoio logístico, bem como assessoria técnica nos processos de decretação de situação de emergência. Os dados completos ainda não foram divulgados.


Mais do SFn