Número de doadores está abaixo da média no Hemocentro de Campos

hemocentro 3
Fotos: Matheus Almeida

O número de doadores de sangue caiu no últimos meses no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, em Campos. A unidade que atende todos os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, conta com uma média de 30 a 40 doações ao dia, sendo que o ideal, é de 70 doadores.

hemocentro 4Segundo a assistente social Maria Gonçalves, essa média baixa resulta em cancelamento de cirurgias, pois a unidade fica sem condições de atender a população.

“Esse ano, tivemos alguns picos de doações. Em um dia, tivemos 210 candidatos à doação, por conta de campanhas feitas nas redes sociais. Isso favoreceu muito a gente, melhorou bastante o estoque, mas são momentos pontuais. faz uma campanha, vem aquele mundo de gente, mas não é uma coisa constante. De lá pra cá, voltou para a média de 30 a 40 pessoas por dia”.

A expectativa é de que o número de doações possa aumentar em 2016 e que outros municípios, possam ajudar com campanhas de doação.

” A gente atende à toda região, inclusive São Fidélis. Esporadicamente, a gente tem alguns grupos que vêm de São Fidélis, mas não é uma coisa sistemática. Esperamos que, cada vez mais, a população, tanto de Campos, quanto das outras cidades, concorram com a gente, para fazermos boas coletas. A gente tem a unidade de coleta móvel, que vai aos outros municípios, e estamos aqui com as portas abertas, para continuar em 2016.

O Hemocentro também possui uma unidade móvel que percorre alguns municípios. Nessa unidade pode ser feita a doação de sangue completa. Já a doação de plaquetas, só no Hemocentro em Campos. Mais informações: 0800 2820250.

hemocentro 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress