Olimpíada do Conhecimento 2015 começa ns cidades do Rio de Janeiro

OLIMPIADA
Fotos: Firjan.

Teve início hoje (08) no estado do Rio de Janeiro a maior competição de educação profissional das Américas. Trata-se da Olimpíada do Conhecimento 2015, que acontece nas unidades do SENAI e terá sua primeira etapa realizada até a sexta-feira (12). Na cidade de Campos, a etapa escolar vai contar com 30 alunos, competindo nas categorias de Caldeiraria, Estruturas Metálicas, Encanador Industrial, Projetos Mecânicos, Panificação, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial e Soldagem. Em Pádua e Itaperuna, serão 10 participantes, nas categorias Eletricidade Industrial e Operações de Logística. A disputa é mais acirrada em Macaé, onde 45 alunos disputam as categorias Estrutura Metálica, Caldeiraria, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Usinagem, Automação, Logística e Solda.

No último dia da primeira etapa, os melhores alunos de cada município serão premiados, além de garantirem presença na etapa estadual, que está marcada para acontecer entre 29 de junho a 3 de julho, com polos-sedes definidos de acordo com cada ocupação, sendo a maioria na capital do estado. Os campeões estaduais seguirão para a fase nacional, que acontecerá já em 2016. Por fim, os melhores do país defenderão a delegação brasileira na WorldSkills, competição que conta com jovens do mundo inteiro demonstrando suas habilidades profissionais.

olimpiadas2A Olimpíada do Conhecimento é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de dois em dois anos, e serve para testar o aprendizado dos estudantes dos cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo da disputa é promover desafios com taregas do dia a dia da empresa, incentivando os participantes a mostrarem empenho e dedicação. Normalmente, os destaques da Olimpíada do Conhecimento já deixam bem encaminhadas suas vagas no mercado de trabalho.

Na última edição da Olimpíada, em 2013, um aluno de Caldeiraria do SENAI Campos se mostrou um dos melhores do país em sua especialidade. Marcelo Augusto Alves Gomes, de 20 anos, ficou em segundo lugar na oitava etapa nacional, representando a equipe do Rio de Janeiro, que contou com 41 competidores. Em Itaperuna, acontecerá simultaneamente com a competição a 1ª Semana SENAI do Conhecimento, evento gratuito que será realizado entre os dias 9 e 11, das 9h às 16h, exibindo alguns projetos desenvolvidos pelos estudantes e alguns equipamentos e recursos que o SENAI Rio oferece.

olimpiadas3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress