quarta-feira , 24 abril 2019
Foto: Reprodução/ Marcio Scarinni

Onda de calor deve diminuir neste mês, prevê o Inmet Mês também terá temperaturas altas, mas dentro das médias históricas

Mês também terá temperaturas altas, mas dentro das médias históricas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as ondas de calor registradas em janeiro devem arrefecer neste mês. Segundo técnicos do órgão, os fatores que levaram à elevação da temperatura no mês passado, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, perderão influência e as próximas semanas devem ser marcadas por temperaturas altas, mas dentro das médias históricas.

De acordo com o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o tempo quente no Sudeste é consequência do bloqueio da frente fria que vinha do Sul e que normalmente provocava chuvas na região. Entretanto, esse bloqueio tende a perder força, facilitando as chuvas e, consequentemente, temperaturas mais amenas.

O mês de janeiro foi recorde em temperaturas elevadas na capital fluminense e no estado do Rio de Janeiro, com média de 37,4°C, superando as médias máximas encontradas em janeiro de 1984 (36,4ºC) e de 2014 (36,7ºC), que eram as mais altas até hoje.

Fonte: Agência Brasil


Mais do SFn