segunda-feira , 27 maio 2019

Operação Verão 2019 reduz em cerca de 80% o número de afogamentos Desde o início da ação, guarda-vidas salvaram mais de 3,1 mil banhistas

Desde o início da ação, guarda-vidas salvaram mais de 3,1 mil banhistas

Fotos: SF Notícias

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) ajudou a reduzir em cerca de 80% o número de afogamentos na orla fluminense. Desde o início da ação, em dezembro, mais de 3,1 mil banhistas foram salvos pelos guarda-vidas. No mesmo período da última operação, entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram realizados mais de 16 mil salvamentos.

Até o fim de março, 1,3 mil guarda-vidas reforçam a segurança na orla fluminense. A ação conta com o apoio de motos aquáticas, lanchas, botes, quadriciclos e helicópteros. Drones também são usados para monitoramento e auxílio ao socorro às vítimas.

Segundo o comandante das atividades de salvamentos marítimos do CBMERJ, tenente-coronel Glauco Lorite, a redução de casos de afogamentos é resultado do trabalho de conscientização realizado pela corporação. O Corpo de Bombeiros também está investindo em novas formas de prevenção para evitar acidentes, com a aquisição de mais placas e bandeiras de sinalização.

– Abordamos os banhistas em locais de risco e explicamos sobre os cuidados que devem tomar ao entrar no mar. Em alguns locais, como Cabo Frio, Barra da Tijuca e Copacabana, foram distribuídos materiais informativos. Temos notado que a população está cada vez mais consciente e procura respeitar a sinalização – explicou o tenente-coronel.


Mais do SFn