Outubro rosa: Secretaria de saúde promove campanha de prevenção contra o câncer de mama

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla

A secretaria de saúde de São Fidélis, está promovendo uma campanha, que termina hoje (24), em favor do outubro rosa, para informar sobre a prevenção do câncer de mama e auxiliar as pacientes diagnosticadas com a doença, a receber o tratamento adequado.

Este movimento aconteceu todos os dias dessa semana, começando na segunda-feira (20), sempre às 8h da manhã e terminando às 12h, na praça Guilherme Tito de Azevedo, Centro da cidade, no “abrigo da paz” em frente a Biblioteca municipal.

Em entrevista com a nossa reportagem, a coordenadora da saúde da mulher no município e diretora do Posto Materno Infantil, Regina Moço de Assis Santana, disse que este trabalho que estão fazendo é de orientação sobre a prevenção do câncer de mama, e aproveitando também para falar de outros preventivos, como do câncer de útero.

“Alguns agentes comunitários de saúde participaram da ação, quando na medida em que uma pessoa chegue até a praça, eles as chamem, para que em seguida possamos mostrar e explicar todo o processo do auto exame da mama, que muitas mulher não sabem como fazer.” Disse a coordenadora.

Ainda relatou, que caso a mulher constate algum nódulo, ela pode procurar uma unidade de saúde mais próxima, que em todos os postos têm enfermeiros e médicos habilitados para fazer o pedido da mamografia. “Pessoas com idade entre 40 à 50 anos, são encaminhadas para fazer o exame no Rio imagem, localizado na cidade do Rio de Janeiro, já as pessoas de 50 a 69 anos, são levadas para Itaocara, e o transporte é oferecido pela Secretaria de Saúde.” Explicou.

Regina Moço e Loriel Garnier
Regina Moço e Loriel Garnier

Completou dizendo, que as pessoas com menos de 40 anos, precisarão fazer uma ultrassom, para que os agentes possam estar acompanhamento o tratamento.

“Nós temos um mamógrafo em São Fidélis, o que nos falta são profissionais para fazer o trabalho, e é por isso que temos uma parceria com Itaocara e com o Rio imagem. Já temos um projeto para retomar este recurso na cidade, algo que o secretário de saúde já está providenciando.” Disse a diretora.

Ela contou também, que os ultrassons já estão sendo feitos no CDI do município, e que o secretário revelou já estar conversando com um profissional que poderá começar a fazer as mamografias.

Outubro rosa /foto Manuela Escalla

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress