Pádua recebe Unidade Móvel de Tomografia do estado

rio imagem 2
Fotos: Vinnicius Cremonez

Entre os dias 16 e 27 de junho, a Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada vai estar no município de Santo Antônio de Pádua. O equipamento itinerante está localizado no estacionamento do Hospital Hélio Montezzano de Oliveira, não atrapalhando assim o trânsito da cidade e ficando em ambiente completamente voltado para tal função.

O serviço funciona de 8h às 17h durante a semana, com a capacidade de realização de 70 exames por dia. Os exames nas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde são agendados através das secretarias municipais, que recebem o pedido médico do paciente e encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES. Também cabe aos municípios informarem aos pacientes sobre a data, hora, local e condutas preparatórias ao procedimento.

O paciente que possui aparelho de celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de até 15 dias úteis, os laudos são entregues a Secretaria de Saúde do município onde o paciente reside. O serviço foi criado para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública ou onde o serviço existente não é capaz de suprir a demanda. Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos.

O serviço itinerante de unidades móveis de imagem da Secretaria de Estado de Saúde já realizou mais de 148 mil exames. O Tomógrafo Móvel foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. Em março de 2011, a SES passou a contar com a segunda unidade itinerante. Os dois equipamentos já realizaram 102.310 exames. A SES também disponibiliza o serviço de Ressonância Magnética Móvel, que já atendeu mais de 27.331 pacientes, e o serviço móvel de Mamografia/Ultrassonografia, com mais de 13.798 exames realizados.

rio imagem 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress