Paraíso pouco explorado, Rio do Colégio encanta visitantes em São Fidélis

rio do colégio 5
Fotos: Vinnicius Cremonez

Um local cheio de atrativos, pouco conhecido e divulgado, mas que se transforma na praia fidelense nessa época do ano. Com belezas que faz a qualquer um que visita a região pela primeira vez se apaixonar, o Rio do Colégio encantam e esbanja paisagens que ficam para sempre na memória. Ao todo são 35 quilômetros desde a nascente, em torno da parte baixa do Parque Estadual do Desengano, até desaguar no Rio Paraíba do Sul às margens da RJ 158 entre São Fidélis e Campos. Um rio que nasce e termina dentro do território do município, com suas águas limpas, piscinas formadas por pedras, corredeiras, quedas d’ água e cachoeiras, o local vira um atrativo turístico e a praia para aquelas pessoas que não consegue sair do município durante o verão, e que procuram a região com água mais próxima para fugir das altas temperaturas.

rio do colégio 4Nessa época a região recebe um maior número de pessoas, e como o rio corta diversas propriedades rurais que vivem da pecuária, o banho é aconselhado somente nos locais de maior vazão. Da nascente até o Rio Paraíba do Sul, o Rio do Colégio corta diversas localidades rurais de rio do colégio 1São Fidélis, entre elas, existem algumas que se destacam mais, pois são mais conhecidas e mais visitadas, como Recreio, Itacolomi, Ribeirão das Flores, Aleixo, Tapera, Colégio, Ponte Preta, tanto na parte alta como na baixa, Aracajú, Três Panelas, Pardal, e a mais famosa de todas, a Cachoeira do Oriente. Ao longo de seu percurso, a profundidade e a largura média ficam entre cinco a dez metros. Quanto mais na parte alta o visitante for, vai encontrar temperaturas amenas, águas cristalinas, paisagens exuberantes e únicas na região, proporcionando boas opções de lazer e um descanso, num local que faz você esquecer de todos os problemas.

Uma região de fácil acesso e bem próxima, ficando a poucos minutos do centro de São Fidélis. Após entrar na estrada de terra, em menos de dez quilômetros você chega nas localidades conhecidas como Três Panelas e Ponte Preta da parte baixa.

rio do colégio 9

rio do colégio 3Uma parte do Rio do Colégio é protegida pela Área de Proteção Ambiental(APA), criada no dia 03 de junho de 2013, pela Secretaria Estadual de Ambiente, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas, com o apoio do Programa de Incentivo à criação e implementação de Unidades de Conservação Municipais(PROUC), que se enquadra nos critérios da Lei Federal nº 9985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação(SNUC).

Parque Estadual do Desengano Foto Vinnicius Cremonez 1A APA Rio do Colégio fica localizada na Região Serrana de São Fidélis, abrangendo as localidades da Tapera, Ponte Preta, Colégio de Cima, Recreio, e a Zona de Amortecimento do Parque Estadual do Desengano, totalizando uma área de aproximadamente 5 mil hectares.

rio do colégio 7Um dos objetivos da APA Rio do Colégio é proteger a diversidade biológica local, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais daquela área, que é uma das principais regiões com relevante potencial ambiental do município.

Assim como toda as regiões de São Fidélis, que vem enfrentando desde de junho do ano passado a pior estiagem de sua história, fazendo até o município decretar situação de emergência devido a falta de chuva, o Rio do Colégio também está muito abaixo da sua média, e atualmente, locais onde antes era impossível atravessar andando, hoje é possível passar com maior tranquilidade, e a água nem chega na canela.

Para chegar a região do Rio do Colégio, existem dois caminhos; um pela RJ 158 no trecho que liga o município a Campos, e o outro, pelo bairro da Penha, passando pela localidade de Vargem Grande, Fazenda São Benedito e subir a serra em direção ao Parque Estadual do Desengano, um caminho um pouco perigoso para quem não conhece, mas cheio de subidas que nos proporciona lindas paisagens de tirar o fôlego, e que faz valer a pena subir.

Em breve retornaremos ao Parque Estadual do Desengano, para trazer até você nosso leitor, outros locais de nossa cidade que merecem ser explorados pelo turismo, e que pode gerar renda para nossa cidade.

rio do colégio 10

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress