Parque Estadual do Desengano completa 45 anos de muita natureza

parque estadual do desengano 8
Fotos: Vinnicius Cremonez

Um paraíso que começou a ser explorado por quem gosta de ficar em meio a natureza, percorrendo trilhas com subidas e decidas, um lugar para que gosta de aventuras e de cachoeiras, um lugar preservado e que precisa continuar preservado; esse é o Parque Estadual do Desengano, um lugar lindo, parque estadual do desengano 6mágico e que encanta os visitantes.

O Parque Estadual do Desengano é a mais antiga Unidade de Conservação estadual, e constitui o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão do Norte Fluminense. A unidade abrange os municípios de Santa Maria Madalena, Campos dos Goytacazes e São Fidélis, e seu nome faz alusão ao ponto da unidade, a Pedra do Desengano.

O parque abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui, maior primata das Américas. Possui muitas montanhas de grande porte sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano, nelas há opções de trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como as da Cascata, Mocotó e Tombo D´Água, até travessias de longa duração, própria para montanhistas mais experientes.

parque estadual do desengano 1O Parque Estadual do Desengano está inserido, especificamente, em duas unidades geomorfológicas: a escarpa da serra do Imbé e a escarpa reversa da serra do Desengano. A região da Serra do Mar onde está situado o PED é composta, predominantemente, por rochas gnáissicas e graníticas. As rochas gnáissicas derivadas de granitos (Granito Porfirítico Pico do Desengano, Charnockito Bela Joana e Leucogranito Serra do Itacolomi) constituem os grandes maciços rochosos do interior do PED. A classificação climática regional desta área corresponde segundo Koppen ao tipo de clima tropical úmido, caracterizado pela sazonalidade no regime das precipitações, com chuva no verão e seca no inverno. A temperatura média anual é da ordem de 20ºC, sendo que, nos meses mais frios, as mínimas são inferiores a 18ºC.

parque estadual do desengano 9A origem do nome se deu devido a uma lenda sobre um contrabandista e salteador que operava nestas paragens, conhecido como Mão de Luva, que fugindo de intensa perseguição policial, embrenhou-se nos sertões da Serra do Imbé, seguindo depois em direção forquilha. Segundo a lenda, Parque Estadual do Desengano Foto Vinnicius Cremonez 2deixou grande tesouro enterrado junto a uma tradicional figueira que tomou seu nome. Sugere-se também que o fato de nunca haver sido encontrado tão fabuloso tesouro seja o motivo do nome Desengano.

O Parque possui 23 trilhas, todas marcadas e sinalizadas, cujo o guia de trilhas pode ser baixado pela internet, no portal do Parque Estadual do Desengano.

Para que essa riqueza do meio ambiente continue viva em nosso meio, basta você visitante e moradores da área ao redor da unidade, presevar o Parque.

 

desengano

parque estadual do desengano 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress