Parque estadual do desengano promove eventos em comemoração a semana do meio ambiente

Fotos: PED
Fotos: PED

O Parque Estadual do Desengano (PED) constitui uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, da Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro, estando subordinado à Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas – DIBAP, diretoria esta pertencente ao Instituto Estadual do Ambiente – INEA, órgão vinculado a Secretaria de Estado do Ambiente – SEA. Está situado na porção terminal da Serra do Mar no norte do estado do Rio de Janeiro e cobre parte dos municípios de São Fidélis, Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena.

Mesmo sendo fundado em 13 de abril de 1970, agora que o Parque vem sido descoberto e explorado por amantes da natureza. Em fevereiro deste ano, foi formada a primeira turma de condutores do parque.

Na semana que se comemora o dia do meio ambiente, a administração do Parque promoveu e participou de eventos comemorativos.

As programações começaram com o evento de “Observação de Aves do Parque Estadual do Desengano”  que começou no dia 31/05. Foram realizadas três palestras no auditório da  sede do parque em Madalena-RJ. A primeira palestra foi com o Biólogo do PED, João Rafael Marins, que teve como tema ” Observação de Aves no PED”. A segunda palestra foi com ornitólogo Eduardo Maciel que palestrou sobre “As aves do Estado do Rio de Janeiro. A terceira palestra foi com o diretor do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro (COA-RJ), que teve como tema sobre os 30 anos do COA-RJ.

PED-05PED-06

 

 

 

 

 

 

 

As saídas para o Parque Estadual do Desengano foram em duas áreas, a Morumbeca do Imbé e a trilha da serra da Rifa.
Foram registradas diversas espécies, inclusive cinco indivíduos da espécie papa-moscas-estrela (Hemitriccus furcatus) e um Macuco (Tinamus solitarius) dormindo.

Os observadores de aves puderam apreciar um pouco da biodiversidade de aves do Parque Estadual do Desengano. As aves como sempre foram encantadoras, aproximando curiosas com os novos visitantes.

PED-07

 

 

Ontem(06) a equipe de Educação Ambiental do PED participou do evento comemorativo do dia do Meio Ambiente, organizado pela secretaria de meio ambiente de São Fidélis (SEMDA). O evento foi realizado na praça central e contou com diversas atividades relacionadas ao tema “coleta seletiva e destinação do lixo”.

A equipe do PED  fez uma atividade lúdica com as crianças, ensinando para elas que não pode poluir as águas dos rios e que quando há “sujeira” os peixes vão embora. Também foi ensinado que devemos recolher os lixos deixados pelos mal educados e destinar esses lixos de maneira adequada.

Houve  palestra para as crianças e para o público presente sobre a importância do Parque Estadual para a região a qual eles vivem, relacionando com a importância da biodiversidade e sobre a conservação das águas dos rios.

PED-01PED-02

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress