Pátria educadora: escola permanece no chão em São Fidélis

ESCOLA COLONIA 2
Fotos: Vinnicius Cremonez – arquivo

Demolida em julho de 2012 para passar por obras de reconstrução e ampliação, a Escola Municipal Albertino Nascimento, única escola de Colônia, quarto distrito de São Fidélis, até hoje não foi reerguida.

Na época a secretária de educação Lígia Assumpção ESCOLA COLONIA 4que hoje não ocupa mais o cargo, disse que a unidade foi demolida por não ter mais condições de atender os estudantes.

No terreno onde funcionava a unidade há três anos, ainda encontramos entulho, madeiras, muita terra e mato alto, sinal de que nada foi feito além da demolição. Na época em que a escola foi demolida, o procurador geral do município, Rodrigo Stellet, alegou que a obra estava parada devido um problema na documentação, por causa da desapropriação do espaço.

Com a intenção de não prejudicar os estudantes do distrito, todos foram removidos para um imóvel, onde na parte de baixa funcionava um estabelecimento comercial, e na parte superior, uma residência, além de uma outra residência que pertence ao mesmo imóvel. Segundo pais de alunos, um local que mais parecia um chiqueiro do que uma escola, com espaço apertado e tapumes servindo como paredes para dividir as salas de aula. Quando chovia o espaço ficava alagado.

escolaDepois de muitas reclamações e de matérias publicadas em veículos de comunicação da região, em 2014 os estudantes foram transferidos para outros dois imóveis, dessa vez, quase ao lado de onde funcionava a antiga escola.

Nossa equipe foi até o novo espaço, que se comparado ESCOLA COLONIA 5com o imóvel anterior, a situação melhorou, mas ainda não é um ambiente escolar que os estudantes esperam. Um morador vizinho do espaço onde funcionava a escola, informou a nossa equipe que o problema na justiça, se deve a desapropriação de uma residência que existia ao lado da antiga escola, para que a unidade fosse ampliada.

“Não é tomada nenhuma providência para a construção da nova escola. Aonde está funcionando não se tem conforto, e muitas das vezes, as crianças precisam almoçar em pé. Os funcionários fazem o que podem para melhorar, mas infelizmente a prefeitura não ofecere melhorias e não começa as obras. Meu filho estuda ali. Quero o melhor para ele e paras as demais crianças”, disse a mãe de um dos estudantes.

Em 2013 a prefeitura de São Fidélis alegou que a obra avaliada em mais de R$ 1,7 milhão(um milhão e setecentos mil reais), seria retomada e ficaria pronta em setembro daquele ano, mas já estamos em agosto de 2015, e até agora, o projeto não saiu do papel.

ESCOLA COLONIA 8

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress