quinta-feira , 14 dezembro 2017

Pesagro contribui para o aumento da produção de leite em São Fidélis

pesagro
Fotos: Pesagro-Rio

A Pesagro-Rio, com o objetivo de transferir tecnologias para a produção de cana-de-açúcar com característica forrageira, realizou, em conjunto com o Escritório local da Emater-Rio de São Fidélis, o II Encontro dos Produtores de Leite da Microbacia Boa Esperança. O evento dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2008 no Programa Mais Alimentos, que possibilitou a realização de curso sobre produção de cana para alimentação de vacas leiteiras.

Na ocasião, uma propriedade foi selecionada para sediar uma unidade de produção de mudas para futuras multiplicações em propriedades vizinhas. A unidade foi instalada em 2012, com recursos de projeto financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Os primeiros resultados obtidos em 2013 permitirão a instalação de novos campos no município.

Durante o evento, que reuniu aproximadamente 35 produtores, o pesquisador Arivaldo Ribeiro Viana, da Pesagro-Rio, fez uma palestra sobre boas práticas para o cultivo da cana forrageira. O produtor local Assis Pontes contribuiu com seu depoimento sobre os resultados obtidos com a unidade de produção: “é uma grande satisfação fazer parte desse trabalho. Em 2013, pude manter o número de animais na propriedade, aumentando a produção de leite, o que não aconteceu no ano passado, quando tive que vender animais para não perdê-los por falta de alimentação”, ressaltou.

Com o sucesso obtido, outros 5 produtores foram escolhidos para ter acesso às mudas e dar continuidade à multiplicação em suas propriedades. Esses produtores, ao término do evento, foram cadastrados em formulários próprios, nos quais assumiram o compromisso de destinar 20% da sua produção para outros produtores, em 2014.
 


Mais do SFn