Pescadores preparam manifestação contra a usina de Itaocara

RIO PARAÍBA ITAOCARA 4
Fotos: Manuela Escalla / Vinnicius Cremonez

A usina hidrelétrica de Itaocara nem começou a ser feita e já está dando o que falar, principalmente entre os pescadores, que serão os mais prejudicados.

Na próxima semana, mais precisamente na terça-feira (17), haverá uma grande manifestação contra a PESCADOR 1construção da usina no município de Itaocara. Segundo a Colônia de Pescadores Z-21 de São Fidélis, a usina pretende pagar apenas uma indenização ao pescadores. Essa indenização só será paga um ano após a construção da barragem.

Já em relação as terras que serão inundadas, o presidente da colônia de São Fidélis, Sirley de Souza Ornelas, disse que o Consórcio UHE Itaocara, pretende pagar apenas R$ 35 mil por alqueire.

A manifestação está marcada para às 14h do dia 17. Os pescadores irão se concentrar em frente à Igreja de Santa Terezinha, na localidade de Porto das Barcas, em Aperibé. De lá, eles atravessaram a Ponte Ary Parreiras e seguiram para a sede do consórcio, no bairro Jardim da Aldeia, em Itaocara. Durante a travessia da ponte, o trânsito na RJ-116 deve ser fechado nos dois sentidos.

Além da presença da Colônia de Pescadores de São Fidélis, que é responsável pelos pescadores de São Fidélis, Itaocara, Aperibé, Cambuci, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo e de alguns pescadores de São Sebastião do Alto e Além Paraíba, em Minas Gerais, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), também estará presente, assim como uma equipe do Ibama.

pescador-1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress