Petrobras descobre grande quantidade de petróleo no pré-sal de Albacora, Bacia de Campos

Fotos: SFnotícias/ Divulgação
Fotos: SFnotícias/ Divulgação

A Petrobras  descobriu petróleo de boa qualidade e com um volume significativo no pré-sal em Albacora, na Bacia de Campos, maior região produtora de petróleo do país. Essa é a maior descoberta de petróleo no pré-sal já feita na Bacia.

A descoberta de indícios de petróleo foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo (ANP) em junho. No último poço perfurado neste ano a empresa encontrou uma coluna de 45 metros de extensão abaixo de uma camada de sal de cerca de 500 metros de espessura, com óleo leve de boa qualidade a 4.600 metros de profundidade.

De acordo com a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, em entrevista ao jornal O Globo,  Solange Guedes, disse que a descoberta de petróleo no pré-sal em Albacora é muito importante principalmente por se localizar em um campo onde já há uma infraestrutura de produção, com duas plataformas que atualmente operam no reservatório do pós-sal. Assim, além de poder entrar em produção a curto prazo, o volume no pré-sal contribuirá para os trabalhos de recuperação da produção em Albacora, que neste momento passa pelo período de declínio natural.

Precisando fazer caixa e procurando desenvolver os projetos que possam dar retorno no curto prazo, a Petrobras já planeja fazer o primeiro Teste de Longa Duração (TLD) em Forno, em Albacora, no próximo ano. A expectativa é que o poço atinja em testes uma vazão da ordem de 15 mil barris por dia de petróleo.

Fonte: O Globo

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress