sexta-feira , 9 dezembro 2016
posto de gasolina foto vinnicius cremonez 1

Petrobras pode diminuir preços da gasolina e do óleo diesel

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução.

Os preços da gasolina e do óleo diesel, enfim, podem estar perto de abaixarem. Isto deverá acontecer graças à forte queda dos preços internacionais do petróleo, que estão custando abaixo de R$ 40, cada, o que promoverá uma avaliação da Petrobrás quanto ao comportamento das cotações internacionais do petróleo e das demais variáveis que compõem a fórmula dos preços de combustíveis no mercado interno, como o câmbio, no fim do mês. A decisão tomada começaria a valer em 2016.A informação é do jornal O Globo.

Segundo informações da empresa, a política de preços “permanece com o objetivo de alinhamento entre os preços domésticos e internacionais”. Porém, “os reajustes de preços praticados nos produtos, sejam de aumento ou redução, evitam refletir a volatilidade dos preços do petróleo nos mercados internacionais e oscilações cambiais”.

Caso os preços da gasolina e do diesel caiam, de fato, a Petrobrás terá uma perda representativa na sua receita. Na última vez que a estatal reduziu os valores, em junho de 2009, a diminuição foi de 4,5% para a gasolina e de 15% para o diesel. Outras reduções da valores aconteceram em abril de 2003, maio de 2002 e em janeiro de 2002, até os itens deixarem oficialmente de ser fixados pelos governo federal.

De acordo com Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), no último dia 14 de dezembro de 2015, a gasolina vendida pela Petrobras estava 315,7% mais cara em relação aos preços do produto no Golfo do México, no lado americano, principal fonte de referência. Já o óleo diesel está 64,8% mais caro nas refinarias da Petrobras, em comparação com os preços internacionais. No dia 30 de setembro, houve um reajuste de 6% na gasolina e 4% no diesel.

 

SFn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *