quarta-feira , 19 junho 2019

Petrobras realiza 1ª operação de transbordo no terminal da Açu Petróleo Operação é a primeira realizada pela petroleira em terminal não próprio

Operação é a primeira realizada pela petroleira em terminal não próprio

Fotos: divulgação

O Terminal de Petróleo (T-OIL) da Açu Petróleo (parceria da Prumo Logística e Oiltanking), localizado no Complexo do Porto do Açu, no norte fluminense, realizou nos dias 24 e 25 de maio a 1º operação de transbordo da Petrobras através de um navio classe Suezmax, com a atracação das embarcações Henrique Dias (exportador) e Brasil 2014 (aliviador). A operação refere-se ao contrato firmado com a estatal em março deste ano, com duração inicial de 2 anos.

“Até hoje a Petrobras operava no Brasil somente em seus terminais próprios de Angra dos Reis e São Sebastião, para a exportação de petróleo. Somos o primeiro terminal privado do país a realizar operações para a petroleira e isso é motivo de muito orgulho para a Açu Petróleo. Os nossos diferenciais, como a localização estratégica, próximo as bacias de Santos e Campos, capacidade pera receber navios da classe VLCC e realizar transbordo em área abrigada, foram decisivos para firmar essa nova e promissora parceria”, afirmou Victor Snabaitis Bomfim, presidente da Açu Petróleo.

Com 25 metros de profundidade e capacidade licenciada para movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo/dia, o T-OIL é o único terminal privado brasileiro com capacidade para receber navios da classe VLCC, com capacidade de armazenamento de até 2 milhões de barris de óleo cru.  Além disso, a operação de transbordo é realizada por um operador de classe mundial, Oiltanking, em área abrigada por quebra-mar, possibilitando uma operação confiável e segura, com menor risco de impacto ao meio ambiente, eficiência e redução no custo final para os clientes, o que aumenta a competitividade do petróleo brasileiro.


Mais do SFn