Poluição: Rio do Colégio, em São Fidélis, sofre com lixo deixado por visitantes

Durante o Carnaval, dezenas de pessoas visitaram o local e algumas não souberam aproveitar a natureza, retribuindo com a poluição
Fotos: SF Notícias

Com altas temperaturas, cachoeiras e rios, São Fidélis oferece ótimas opções para os moradores e visitantes se divertirem nos feriados e finais de semana. Neste Carnaval, locais como a Cachoeira do Oriente e o Rio do Colégio receberam dezenas de pessoas.

Estrada ficou lotada de veículos nos dias de folia

Curtindo a folga, os turistas e fidelenses desfrutaram das belezas naturais com a família e amigos. Entretanto, nem todos souberam aproveitar a natureza e retribuíram com a poluição. Latas de cerveja e refrigerante, garrafas, embalagens, sacolas, restos de comida e até cacos de vidro no fundo do rio foram encontrados em alguns desses locais durante o feriado.

O lixo deixado para trás pelos visitantes causa um grande impacto ambiental. Esses materiais levam até milhares de anos para se decompor. Os resíduos poluem a água, o solo, colocam os animais e os próprios banhistas em risco, já que eles podem se ferir com cacos de vidro, por exemplo.

continua após a foto

Em algumas praias e cachoeiras do Estado, foram instaladas placas com os “Mandamentos de Proteção à Natureza”, que podem ser seguidos nos pontos turísticos de São Fidélis: “Não tire nada além de fotos”, “não deixe nada além de pegadas”, “não mate nada além de tempo”, “não leve nada além de saudades” e “não queime nada além de calorias”.

Em 2014, várias reuniões foram realizadas após a criação da Área de Proteção Permanente (APA) do Rio do Colégio. Em uma dessas reuniões foram definidas algumas ações, como a fixação de placas para a conscientização da população e instalações de lixeiras para evitar que se jogue lixo no local, mas nada saiu do papel.

veja o vídeo após a foto

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress